»

Nov 04

Habitação Feng Shui: consiga a harmonia no seu quarto

O Feng Shui é uma arte chinesa cujo principal objectivo é conseguir a harmonia através de diferentes elementos e com a força natural da terra. Principalmente, trata-se de equilibrar o nosso Chi (energía vital) com as forças do Yin e Yang, força feminina e masculina respectivamente. Para orientar a harmonia no seu quarto Feng Shui é necessário ter em conta uma série de conselhos, entre os quais encontram-se a orientação da cama, as cores, o uso que dá ao quarto, os adornos e, por fim, a ordem do quarto. Quer decorar a sua casa com Feng Shui mais concretamente o seu quarto?

  • A cor de um quarto Feng Shui

Escolher a cor do quarto é muito importante uma vez que o Feng Shui contempla só as cores pastéis ou as suaves, com isso quero dizer,  cores que estimulam o descanso e o relaxe. Não deve pintar as paredes de vermelho, verde escuro ou azul marinho mas sim com cores claras. O mesmo se aplica para os tapetes e roupas de cama ( lençóis, mantas, capas e almofadas). Todos estes elementos devem ser de cores suaves ou pastel e estar formados com tecidos naturais ou sintéticos. Onde comprar roupa de cama e os seus elementos para a cama? Tanto na loja online da La Redoute como na Aliexpress encontrará o essencial para decorar o seu quarto Feng Shui.

  • A orientação da cama segundo o Feng Shui

A orientação da cama é um dos pontos fundamentais ao decorar o seu quarto Feng Shui. Segundo esta arte milenar tanto a cabeça como os pés das pessoas não devem de estar apontados para a porta, mas sim a norte ou oeste. Além disso, não deve de ter nada em cima nem em baixo da cama, simplesmente uma boa cabeceira. A cabeceira da cama, que simboliza segurança, deve ter uma parede atrás e nunca uma janela. De tal forma não é recomendável dormir debaixo de uma janela, mas no caso de não poder evitar é aconselhável tapá-la com uma cortina opaca.

  • As decorações no quarto

Também são muito importantes as decorações no quarto, e sobre tudo a colocação dos espelhos. Esta arte não permite colocar um espelho em frente a outro. O motivo? Segundo a filosofia Feng Shui pode atrair energia negativa entre eles e, como consequência, ao quarto. Algo de que não estamos à procura, o nosso objectivo é atrair harmonia ao nosso quarto e não criar energia negativa. Também deve-se evitar o uso de luzes fortes e apostar por luzes mais fracas para que proporcionem paz e tranquilidade.

Há que evitar ainda as decorações como quadros relacionados com a água, já que segundo esta arte oriental milenar a água está intimamente relacionada com problemas de alergia, asma e alguns problemas respiratórios. Se sempre quis ter luz natural no quarto, o melhor conselho é pregar uns quantos cristais na janela para que reflictam a luz do sol. Na loja online de Aliexpress poderá comprar qualquer elemento decorativo para o seu quarto.

  • A ordem e o uso do quarto: Campos electromagnéticos

Não se esqueça que ter um quarto ordenado, ventilado e com temperatura regular também é um ponto vital para ter um quarto Feng Shui. Lembre-se de que a desordem está completamente contra os princípios básicos desta arte, bem como ter a roupa e outras coisas pelo chão. A ordem é fundamental nesta disciplina, não se esqueça.

Por outro lado, o uso do quarto também é muito importante. Não se deve ter nenhum tipo de aparelho electrónico no quarto, tais como, televisões, computadores, video-consolas ou equipamentos de música. Em geral, o quarto é um espaço onde se faz de tudo, desde dormir a ver televisão até ouvir música, jantar ou trabalhar. Mas não num quarto ligado ao Feng Shui.

Para decorar o seu quarto economicamente Feng Shui é necessário reduzir ao mínimo o número de aparelhos electrónicos e utilizar este espaço exclusivamente para dormir. No caso de não se poder mover alguns aparelhos electrónicos do quarto, o mais conveniente é tapá-los com um tecido.

Por fim, o Feng Shui é uma arte oriental milenar que fornece harmonia e bem-estar tanto ao quarto como para as nossas próprias vidas. É uma técnica com a qual se consegue paz e tranquilidade, desde que se sigam sempre os conselhos anteriores. Quer decorar o seu quarto Feng Shui? Se seguir os nossos pequenos passos de certeza que conseguirá uma maior tranquilidade e paz não só no seu quarto mas também no seu dia-a-dia.

Descubra os benefícios do Feng Shui!